segunda-feira, 24 de março de 2014

R$ 5 milhões em recursos para a (APAE) do Rio Grande do Sul.

Uma emenda de autoria do deputado estadual Carlos Gomes (PRB) no Orçamento do Estado para 2014 garantiu a destinação de R$ 5 milhões em recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Rio Grande do Sul.


A APAE conta com 209 unidades no estado, responsáveis por prestar atendimento a mais de 100 mil pessoas nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, arte e inclusão para o trabalho. Atualmente, 18.350 alunos frequentam as escolas da entidade. “Esses recursos são bem-vindos porque as APAES têm se sustentado em grande parte com o auxílio das comunidades. Os cargos de diretoria são voluntários e a maioria das famílias atendidas são de baixa renda”, explica a coordenadora pedagógica da APAE do RS, Lúcia Centena.
De acordo com o presidente da entidade, Luiz Alberto Maioli, serão consideradas necessidades individuais na utilização dos recursos. “Nossas unidades têm demandas distintas, mas a maioria envolve reformas na estrutura física e aparelhamento das APAES”, observa.
Nesta quarta-feira (12), Carlos Gomes, que foi o relator do Orçamento do Estado na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e controle, recebeu em seu gabinete os dirigentes da entidade, que o convidaram para um encontro das APAEs,a ser realizado na próxima segunda-feira, em Porto Alegre.